top of page

RODA DE CONVERSA

Conversa com vários profissionais da área jurídica

image_edited.jpg

O PROJETO

​            A Roda de Conversa é um dos projetos mais importantes da Ludufes, pois consiste, antes de tudo, numa oportunidade de aproximar os membros da Liga a verdadeiros Operadores do Direito, como Promotores, Defensores, Juízes e Advogados. Esse recuso é deveras estratégico, visto que serve de Projeto de Complementação a todos os outros projetos, sobretudo ao Júri Simulado.

OBJETIVOS

            Além de contribuir para a otimização e disseminação do conhecimento técnico e científico dos futuros bacharéis de Direito, as visitas técnicas têm como objetivo:

-Oportunizar momentos de integração entre os estudantes de diferentes turmas do curso e de outras áreas do conhecimento;

-Contribuir para melhor desenvolvimento jurídico e difusão do conhecimento prático entre os acadêmicos, professores e profissionais do Direito;

-Criar contatos com pessoas de diferentes lugares, com diferentes visões e opiniões sobre o mundo e assim representá-las.

NECESSIDADE

​            É evidente a imprescindibilidade de se contribuir para a otimização e disseminação do conhecimento técnico e científico dos futuros bacharéis de Direito. Para alcançar objetivos mais amplos de aprendizagem, é preciso ir para além da sala de aula e dos seus horários e formas tradicionais de ensinar. O jovem moderno é dinâmico e exigente, de modo que,  para estar motivado, precisa de sair da rotina e encontrar novas formas e visões de mundo. Assim, esse projeto passa a existir para ser referência na discussão entre Direito, aprendizado, cultura e sociedade.

 

ESTRUTURA

            O Procedimento da Roda de Conversa consistem em, basicamente, em um encontro com um Operador do Direito, no qual ele, que é a figura principal do GT, irá, de forma livre, expor a respeito de sua profissão, sua carreira, sua história e sobre a sua vida no Mundo do Direito, compartilhando experiências. A conversa tida na  roda de conversa é bem interativa e dinâmica. É dada uma grande margem de liberdade ao convidado para que ele conduza o teor da conversa, que se baseia em jogo linguístico de depoimentos, perguntas e respostas. Quase sempre a conversa é feita de maneira informal, com objetivo de aproximar ainda mais os membros da Liga ao convidado. Como exposto, na maioria das vezes o teor da conversa é bem livre, de acordo com a dinâmica do diálogo. No entanto, por vezes, por conta de algum objetivo especial, as conversas possuem uma estrutura pré-ordenada, como ocorre, por exemplo, nas Rodas de Conversas que servem de complementação e preparação ao Júri Simulado.

​​            O GT ocorre sempre no período noturno, em um horário entre 19 às 21h, que pode ser flexível de acordo com o desenrolar da conversa.

© 2022 LIGA

bottom of page